quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Construindo e Resgatando Valores”



 “Construindo e Resgatando Valores”
Leiliane  Godoi, e Cicera Paula.





Introdução
Sabemos que os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32).Com isso o papel da cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores. A Família é parte integrante e facilitadora para que haja uma boa formação educacional.
Assim, nota se que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito,ou seja,estar inserido no mesmo universo Diante dessas e observações, percebemos a necessidade deste projeto.como dizia Herkenhoff(1996)“não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30,), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante afim de mudar nossa realidade.

Objetivos
      Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.
·         Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras.
·          Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
·         Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.

Desenvolvimento
TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: ano 2012.
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
·         Textos, poesias, mensagens, fábulas.
·         Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
·         Discussão sobre as necessidades básicas do homem
·         Produção de texto, Relatório e ilustração
·         Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
·         Maquetes dos lugares visitados
·         Confecção de livro
·         Dinâmicas
·         Entrevistas com especialistas
·         Amigo Anjo, correio elegante
·         Exploração de cartazes, figuras e mensagens


Culminância
            Com uma Confraternização expondo o material coletado, fotos, e todo material produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados no projeto.
Após cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para ver o que aprenderam o que mudou o que poderá mudar. Depois do debate cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.









BIBLIOGRAFIA

AUGUSTO HERKENHOFF-COLLECTIBLES: AMARELO 1996

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