quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Projeto:A EDUCAÇÃO DO FUTURO. PROFESSOR OU COMPUTADOR?

APRESENTAÇÃO

Esse projeto tem como tema a Educação do futuro. Professor ou computador?Nele serão trabalhado as novas possibilidades de ensino no mundo atual, onde a tecnologia esta presente em todos os âmbitos, não importando com idade, sexo, raça.
O processo histórico da evolução da educação nos últimos tempos.





















EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Sabemos que quando os portugueses aqui chegaram encontraram o Brasil povoado por indígenas que possuía um jeito próprio de vida e Fe .Surpresos com os novos habitantes os padres da Companhia de Jesus tentam aculturar os índios,mas,logo perceberam que para isso acontecer era preciso ensiná-los a ler. A primeira escola foi em Salvador com uma educação religiosa com intenção de converte- los ao cristianismo.
Os jesuítas foram expulsos e com isso a educação brasileira vivenciou um momento de ruptura em seu processo histórico, pois, a Corte não se interessava em tal progresso educacional no momento.
Chegando a Republica Velha por volta (1889-1929) somente os filhos de pessoas de classe media tinha acesso as escolas. No período da Ditadura Militar obtivemos uma grande expansão e acesso as universidades no Brasil. A partir daí inúmeras mudanças no âmbito educacional como a criação da Lei 4.024
“Depois de 13 anos de acirradas discussões foi promulgada a Lei 4.024, em 20 de dezembro de 1961, sem a pujança do anteprojeto original, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.”
De acordo com Bello (2011) se as discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional foi o fato marcante, por outro lado muitas iniciativas marcaram este período como, talvez, o mais fértil da História da Educação no Brasil, pois em 1950, em Salvador, no estado da Bahia, Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua idéia de escola-classe e escola-parque; em 1952, em Fortaleza, estado do Ceará, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática baseada nas teorias científicas de Jean Piaget: o Método Psicogenético; em 1953, a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura; em 1961, tem início uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultas analfabetos.
Assim segue as transformações na Educação Brasileira.

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