quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Projeto:A EDUCAÇÃO DO FUTURO. PROFESSOR OU COMPUTADOR?

APRESENTAÇÃO

Esse projeto tem como tema a Educação do futuro. Professor ou computador?Nele serão trabalhado as novas possibilidades de ensino no mundo atual, onde a tecnologia esta presente em todos os âmbitos, não importando com idade, sexo, raça.
O processo histórico da evolução da educação nos últimos tempos.





















EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Sabemos que quando os portugueses aqui chegaram encontraram o Brasil povoado por indígenas que possuía um jeito próprio de vida e Fe .Surpresos com os novos habitantes os padres da Companhia de Jesus tentam aculturar os índios,mas,logo perceberam que para isso acontecer era preciso ensiná-los a ler. A primeira escola foi em Salvador com uma educação religiosa com intenção de converte- los ao cristianismo.
Os jesuítas foram expulsos e com isso a educação brasileira vivenciou um momento de ruptura em seu processo histórico, pois, a Corte não se interessava em tal progresso educacional no momento.
Chegando a Republica Velha por volta (1889-1929) somente os filhos de pessoas de classe media tinha acesso as escolas. No período da Ditadura Militar obtivemos uma grande expansão e acesso as universidades no Brasil. A partir daí inúmeras mudanças no âmbito educacional como a criação da Lei 4.024
“Depois de 13 anos de acirradas discussões foi promulgada a Lei 4.024, em 20 de dezembro de 1961, sem a pujança do anteprojeto original, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.”
De acordo com Bello (2011) se as discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional foi o fato marcante, por outro lado muitas iniciativas marcaram este período como, talvez, o mais fértil da História da Educação no Brasil, pois em 1950, em Salvador, no estado da Bahia, Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua idéia de escola-classe e escola-parque; em 1952, em Fortaleza, estado do Ceará, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática baseada nas teorias científicas de Jean Piaget: o Método Psicogenético; em 1953, a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura; em 1961, tem início uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultas analfabetos.
Assim segue as transformações na Educação Brasileira.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Somos Professores e com Orgulho!!!!!!!!

Nosso dia a dia na sala de aula acaba sendo um pouco desgastante devido há inúmeros problemas sócio culturais que encontramos.Mas mesmo assim,temos garra para lutar mais um dia contras tais problemas ,quando olhamos nos olhos de uma criança percebemos seus anseios e vontade de mudar.
Podemos aos poucos ir lapidando esses problemas,para mais a diante nos depararmos com profissionais bem qualificados,e termos o respaldo de ter contribuído para essa Vitória.

Orgulhem se educadores!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Objetivo do Blog


Este blog tem como principal objetivo de mostrar todo o andamento do nosso projeto que tem como tema: Professor do futuro:Computador ou professor? Onde sera mostrado todo processo historico desde os primordios ate os dias da atualidade.
As ações desenvolvidas do mesmo seram todas registradas aqui.

Sejam Bem Vindos a essa Nova Era Educacional.